terça-feira, 6 de março de 2012

Propostas para o 1º ano A


Estas são as propostas que os Representantes de Classe têm para este ano. Por favor, comentem, critiquem, ridicularizem, deem sugestões, discutam. Sobre as Sociedades, não  haverá votação, quem quiser entrar entra, ok? Várias coisas ainda estão para confirmar, inclusive quem vai compor as Sociedades. 

_______________________________________________________________


1º ano - A | 2012
Propostas

Objetivo Geral
  ±  Desenvolver a personalidade do 1ºA de modo que este esteja apto para inserir-se nas atividades escolares ou extra-escolares, sendo ele o idealizador e/ou colaborador das mesmas.

Objetivos Específicos e Projetos
  ±  Conscientização da turma quanto à limpeza e organização da sala de aula.
§  Preservar o MURAL DO 1ºA; fixar qualquer tipo de material com o apoio de tarraxas [nunca cola ou fita adesiva] e atentar ao teor desse material, material com teor ofensivo a quem quer que seja, será imediatamente retirado.
§  Conscientizar-se quanto à limpeza da sala de aula: lixo na lixeira. Introdução de uma lixeira para recicláveis. *

  ±  Abolição do rótulo de vice-representante. A dupla de representantes [de Classe, Culturais e Esportivos] terá igual poder nas decisões referentes a quaisquer tarefas. Os Representantes de Classe terão não só o papel de representar o 1ºA em reuniões e demais atividades escolares como também o papel de envolver-se com as demais representâncias, sugerindo, auxiliando e aprovando qualquer projeto ou ideia possa vir a acontecer.

  ±  Projeto que propõe uma maior igualdade na relação professor-aluno quanto à entrega de atividades ou avaliações pelos professores. Estes estabelecem um prazo qualquer para a correção e entrega do documento e o comunica à turma. Deste modo, o professor se coloca numa posição de exemplo e respeito à turma, respeito esse que deve ser recíproco.

  ±  “Conselho de Classe em uma nova perspectiva”. Estímulo a participação de alunos no Conselho de Classe, que deve ser visto como parte conclusiva importante do ensino-aprendizagem ao longo do bimestre. Os professores devem ser avaliados por percentagens e textos de opinião, com dados recolhidos na classe pelos Representantes. Opiniões, individuais ou coletivas, não ficarão apenas na aula de discussão, mas serão levadas ao Conselho, convertendo-o em algo mais dinâmico e completo.

  ±  “Mural da Classe em uma nova perspectiva”. Os responsáveis pelo MURAL DO 1ºA são os Representantes de Classe. Estes devem atentar ao material que é fixado e como ele é fixado [apenas com tarraxas]. O MURAL terá cinco seções: ‘Horário’, ‘Avisos’, ‘Fotos’, ‘Aniversariantes’ e uma espaço ao meio para demais documentos [Talvez uma mapa].

  ±  “Calendário 1ºA”. Esse projeto tem dois principais objetivos; o primeiro é de servir como auxílio para a marcação de datas de entrega de atividades, avaliações, eventos etc. O segundo objetivo é controlar o número de atividades marcadas para o mesmo dia, evitando a sobrecarga de atividades. Será estabelecido um número máximo de avaliações [escritas ou seminários] para uma mesma data.

  ±  Formação de “Sociedades” que fazem parte da Representância Cultural e que têm o papel de inserir os alunos numa transformação interna e consequentemente externa. Com o objetivo de que os estudantes se envolvam mais nas atividades da classe e do CAp e que o conhecimento seja maximizado. Qualquer um pode participar. As Sociedades são duas:
§  Sociedade de Artes – tem o papel de compartilhar no Mural, no TME [Blog Tá Todo Mundo Envolvido], no Facebook [Grupo TME] e oralmente dicas de músicas, livros, textos, filmes etc que complementem os estudos ou que sejam de interesse geral.
[A ser aprovado] No dia do Conselho de Classe, a Sala de Vídeo é utilizada para passar um filme escolhido pela turma. Esse projeto, além do lazer, tem o objetivo principal de trazer os alunos para o Conselho.
§  Sociedade de Eventos Especiais – tem o papel de organizar algum material para a celebração de aniversários, festas e feriados.
“Concursos” é um projeto que tem a finalidade de maximizar conhecimentos. Competições em classe sobre Conhecimentos Gerais, Melhor Texto, Melhor Imagem etc. Além de uma atividade prazerosa, auxilia o aluno com os assuntos então ministrados pelas Disciplinas.

Um comentário:

  1. pelamor né. identifiquem-se. isso é uma discussão que diz respeito a todos. não tem porque se esconder.

    ResponderExcluir