Estas são as propostas que os Representantes de Classe têm para este ano. Por favor, comentem, critiquem, ridicularizem, deem sugestões, discutam. Sobre as Sociedades, não haverá votação, quem quiser entrar entra, ok? Várias coisas ainda estão para confirmar, inclusive quem vai compor as Sociedades.
_______________________________________________________________
1º ano - A | 2012
Propostas
Objetivo Geral
± Desenvolver a personalidade do 1ºA de modo que este esteja apto para
inserir-se nas atividades escolares ou extra-escolares, sendo ele o idealizador
e/ou colaborador das mesmas.
Objetivos Específicos e Projetos
± Conscientização da turma quanto à limpeza e organização da sala de aula.
§ Preservar o MURAL DO 1ºA; fixar qualquer tipo de material com o apoio de
tarraxas [nunca cola ou fita adesiva] e atentar ao teor desse material,
material com teor ofensivo a quem quer que seja, será imediatamente retirado.
§ Conscientizar-se quanto à limpeza da sala de aula: lixo na lixeira. Introdução
de uma lixeira para recicláveis. *
± Abolição do rótulo de vice-representante. A dupla de representantes [de
Classe, Culturais e Esportivos] terá igual poder nas decisões referentes a
quaisquer tarefas. Os Representantes de Classe terão não só o papel de
representar o 1ºA em reuniões e demais atividades escolares como também o papel
de envolver-se com as demais representâncias, sugerindo, auxiliando e aprovando
qualquer projeto ou ideia possa vir a acontecer.
± Projeto que propõe uma maior igualdade na relação professor-aluno quanto
à entrega de atividades ou avaliações pelos professores. Estes estabelecem um
prazo qualquer para a correção e entrega do documento e o comunica à turma.
Deste modo, o professor se coloca numa posição de exemplo e respeito à turma,
respeito esse que deve ser recíproco.
± “Conselho de Classe em uma nova perspectiva”. Estímulo a participação de
alunos no Conselho de Classe, que deve ser visto como parte conclusiva
importante do ensino-aprendizagem ao longo do bimestre. Os professores devem
ser avaliados por percentagens e textos de opinião, com dados recolhidos na
classe pelos Representantes. Opiniões, individuais ou coletivas, não ficarão
apenas na aula de discussão, mas serão levadas ao Conselho, convertendo-o em
algo mais dinâmico e completo.
± “Mural da Classe em uma nova perspectiva”. Os responsáveis pelo MURAL DO
1ºA são os Representantes de Classe. Estes devem atentar ao material que é
fixado e como ele é fixado [apenas com tarraxas]. O MURAL terá cinco seções:
‘Horário’, ‘Avisos’, ‘Fotos’, ‘Aniversariantes’ e uma espaço ao meio para
demais documentos [Talvez uma mapa].
± “Calendário 1ºA”. Esse projeto tem dois principais objetivos; o primeiro
é de servir como auxílio para a marcação de datas de entrega de atividades,
avaliações, eventos etc. O segundo objetivo é controlar o número de atividades
marcadas para o mesmo dia, evitando a sobrecarga de atividades. Será
estabelecido um número máximo de avaliações [escritas ou seminários] para uma
mesma data.
± Formação de “Sociedades” que fazem parte da Representância Cultural e
que têm o papel de inserir os alunos numa transformação interna e
consequentemente externa. Com o objetivo de que os estudantes se envolvam mais
nas atividades da classe e do CAp e que o conhecimento seja maximizado. Qualquer
um pode participar. As Sociedades são duas:
§ Sociedade de Artes – tem o papel de compartilhar no Mural, no TME [Blog
Tá Todo Mundo Envolvido], no Facebook [Grupo TME] e oralmente dicas de músicas,
livros, textos, filmes etc que complementem os estudos ou que sejam de
interesse geral.
[A ser aprovado] No dia do Conselho
de Classe, a Sala de Vídeo é utilizada para passar um filme escolhido pela
turma. Esse projeto, além do lazer, tem o objetivo principal de trazer os
alunos para o Conselho.
§ Sociedade de Eventos Especiais – tem o papel de organizar algum material
para a celebração de aniversários, festas e feriados.
“Concursos” é um projeto que tem a finalidade de
maximizar conhecimentos. Competições em classe sobre Conhecimentos Gerais, Melhor
Texto, Melhor Imagem etc. Além de uma atividade prazerosa, auxilia o aluno com
os assuntos então ministrados pelas Disciplinas.
pelamor né. identifiquem-se. isso é uma discussão que diz respeito a todos. não tem porque se esconder.
ResponderExcluir