APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
|
Sociologia compreende as
relações sociais, políticas, culturais e de produção das sociedades em
análise, bem como a ocupação do espaço e o relacionamento sociocultural entre
os indivíduos. Procura, também, identificar os movimentos sociais, as
manifestações culturais, as relações de consumo e de produção, e ainda a
mobilização política, a organização das instituições e os fenômenos que
relacionam indivíduos e sociedade.
|
EMENTA
|
A importância da cooperação no processo de interação social; os
fatores essenciais e condicionantes ao trabalho em equipe; os pensadores da
Sociologia Clássica; a concepção moderna das sociedades; o papel do trabalho
como elemento de produção social; a integração social pela religiosidade; e
as relações sociais e de produção nos centros urbanos.
|
OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
|
Identificar os papeis de distintos
indivíduos em seus grupos sociais; distinguir as formas de produção em grupos
de competição e de cooperação; conhecer os pensadores da sociologia clássica
e suas principais contribuições ao estudo da sociedade;
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
Os
grupos sociais (origem, tamanho, formato, finalidade);
Pensamento
clássico: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim;
A
Sociologia do trabalho;
A
Sociologia da religião;
A
Sociologia urbana; e
Questões
contemporâneas.
|
INTERFACES
COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO OU DISCIPLINA:
|
GEOGRAFIA – A influência do grupo na ocupação do espaço geográfico e
a interferência desse mesmo espaço na formação cultural da sociedade que o
ocupa.
HISTÓRA – A forma de produção, a organização política e os laços
culturais da sociedade como fenômenos historicamente construídos.
(A aula de campo a ser realizada no município de Triunfo permitirá
esta interface entre as disciplinas de Sociologia, Geografia e História, através
do estudo das relações históricas, culturais, políticas e de produção na
ocupação deste espaço geográfico).
|
METODOLOGIAS
|
Aulas dialogadas, apresentação de trabalhos de pesquisa,
acompanhamento do livro didático, leitura e produção de textos, dinâmicas,
apresentação de filmes, prática de contextualização da realidade através do
uso de músicas e imagens.
|
AVALIAÇÃO
|
Permanente e cumulativa, compreendendo diferentes atividades, como:
trabalhos em grupo, produção de textos, realização e apresentação de pesquisas,
testes individuais, relacionamento interpessoal com a turma e participação
nas aulas.
|
REFERÊNCIAS
|
Bibliografia Básica:
BOMENY, Helena (et alli). Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
São Paulo: Editora do Brasil e FGV, 2010.
Bibliografia Complementar:
COSTA, Cristina.
Sociologia: introdução à ciência da
sociedade. São Paulo: Moderna, 2000.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São
Paulo: Ática, 2005.
Filmes (curtas):
A invenção da infância. Liliana Sulzbach,
25 min. 2000.
Vida Maria. Márcio Ramos, 8
min. 2006.
O Brasil visto lá fora. CBS, 9 min. 2010.
Cadeirantes. Rede
Globo/Fantástico, 7 min. 2010.
|
1º ano A - 1º Semestre - Bom, começamos o ano letivo de 2012. Agora somos Ensino Médio e as responsabilidades são outras. Maaas, sempre existe tempo para curiosidades, textos, lembranças, fotos, conversas e agendinhas. É para isso que o TME está aqui. Enfim, Boa Sorte, porque nós vamos precisar.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Programa de Ensino de Sociologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário