segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Programa de Ensino de Sociologia


APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Sociologia compreende as relações sociais, políticas, culturais e de produção das sociedades em análise, bem como a ocupação do espaço e o relacionamento sociocultural entre os indivíduos. Procura, também, identificar os movimentos sociais, as manifestações culturais, as relações de consumo e de produção, e ainda a mobilização política, a organização das instituições e os fenômenos que relacionam indivíduos e sociedade.

EMENTA


A importância da cooperação no processo de interação social; os fatores essenciais e condicionantes ao trabalho em equipe; os pensadores da Sociologia Clássica; a concepção moderna das sociedades; o papel do trabalho como elemento de produção social; a integração social pela religiosidade; e as relações sociais e de produção nos centros urbanos.
OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS

Identificar os papeis de distintos indivíduos em seus grupos sociais; distinguir as formas de produção em grupos de competição e de cooperação; conhecer os pensadores da sociologia clássica e suas principais contribuições ao estudo da sociedade;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Os grupos sociais (origem, tamanho, formato, finalidade);
Pensamento clássico: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim;
A Sociologia do trabalho;
A Sociologia da religião;
A Sociologia urbana; e
Questões contemporâneas.

INTERFACES COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO OU DISCIPLINA:


GEOGRAFIA – A influência do grupo na ocupação do espaço geográfico e a interferência desse mesmo espaço na formação cultural da sociedade que o ocupa.

HISTÓRA – A forma de produção, a organização política e os laços culturais da sociedade como fenômenos historicamente construídos.

(A aula de campo a ser realizada no município de Triunfo permitirá esta interface entre as disciplinas de Sociologia, Geografia e História, através do estudo das relações históricas, culturais, políticas e de produção na ocupação deste espaço geográfico).

METODOLOGIAS


Aulas dialogadas, apresentação de trabalhos de pesquisa, acompanhamento do livro didático, leitura e produção de textos, dinâmicas, apresentação de filmes, prática de contextualização da realidade através do uso de músicas e imagens.

AVALIAÇÃO


Permanente e cumulativa, compreendendo diferentes atividades, como: trabalhos em grupo, produção de textos, realização e apresentação de pesquisas, testes individuais, relacionamento interpessoal com a turma e participação nas aulas.

REFERÊNCIAS


Bibliografia Básica:
BOMENY, Helena (et alli). Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil e FGV, 2010.

Bibliografia Complementar:
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2000.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel. São Paulo: Ática, 2005.

Filmes (curtas):
A invenção da infância. Liliana Sulzbach, 25 min. 2000.
Vida Maria. Márcio Ramos, 8 min. 2006.
O Brasil visto lá fora. CBS, 9 min. 2010.
Cadeirantes. Rede Globo/Fantástico, 7 min. 2010.

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