terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Minha Proposta - Fim da Unidade, início da Comunidade!

Bem, na aula de SOE houve um grande debate sobre o sistema de representantes de turma. Alguns pediram a continuação dessa antiga tradição da forma que sempre foi, enquanto outros preferem que haja apenas o representante de turma e o fim da representação cultural e esportiva, etc. Confesso que acho a divisão dos anos passados uma tremenda idiotice. Deixem-me explicar!

Primeiramente, muitas pessoas se elegem, com boas intenções e etc, entretanto apenas uma pessoa se torna representante (como a dupla tem o mesmo pensamento e proposta, digamos que são um), apenas uma ideia é posta em prática, apenas o que o representante acha bom é posto em prática, etc! Apenas uma pequena porcentagem, as pessoas escolhidas, ganham o "poder" e decidem a forma que prosseguem, já que a turma não se envolve (#fato). Entretanto, nem sequer se sabe o que os que não ganharam a eleição tinham a dizer! Sequer lembramos de quem se indicou e, ás vezes, são justamente essas pessoas que poderiam REVOLUCIONAR a nossa sala, a nossa estrutura, os nossos interesses! Em vez de haver a hegemonia absoluta de um grupo restrito, porque não abrir portas para os que não venceram a eleição e permitir que eles tomem a dianteira também?


A base do meu projeto é o seguinte: Um representante de sala para o conselho e etc, como sempre teve, como Tarso foi. Também não deve haver eleições sobre culturais e esportivos! Então seria uma bagunça nessas duas áreas? Não!

Os dois cargos que sempre têm mais indicações são os cargos culturais e esportivos. Então TODOS que possuem ideias, disponibilidade, interesse, enfim, que se indicariam, fariam parte de uma COMISSÃO PARA FINS CULTURAIS! Assim, o trabalho de "representante cultural" não seria para um, mas para vários. Todos poderiam dar suas ideias, discutirem e decidirem o que cada um pode exercer. Tendo mais pessoas, mais atividades podem ser feitas, pois com uma pessoa penas, o tempo é limitado e não há uma contribuição tão efetiva. O mesmo serve para esportivo (seja qual fôr o papel que ele exerça).

Se acabarmos com uma unidade cultural e esportiva, talvez consigamos uma COMUNIDADE que possa se envolver e abranger com mais força, mas projetos e mais formas.

Mais pessoas estando envolvidas nas festas, nos festivais e etc, permitem que a turma cresça nesse aspecto tão pouco expressado. Quando há o sistema comum, se o representante não pode ir para as reuniões, a turma não fica sabendo de anda. Entretanto, havendo a ação de todos que se interessam, há uma maior probabilidade de estarmos participando.

Não precisamos de muitos, 4 pessoas já seria muito útil, se mais quiserem, melhor ainda!

Esta é minha proposta, gostem ou não, comente o motivo de gostarem ou não. Podemos aprimorá-la ou, se for unânime, aboli-la. É apena suma sugestão. Talvez com ela, nós conseguíssemos o que tanto "alguns" procuram...

UMA ELITE CULTURAL!

-Arthur Campos o/

27 comentários:

  1. Primeiro, este post é completamente manipulador, de certa forma você não deixa que os outros deem sua opinião ~própria~ e impõe a sua [desculpe se é uma visão errada].
    Segundo, não vejo problema algum em uma dupla de representantes, pelo contrário, é absolutamente necessário pois a responsabilidade é grande [ok, no Ensino Fundamental era uma vagabundagem, mas acordem! estamos no Ensino Médio, é hora de crescer e tomar responsabilidades reais.]
    "Em vez de haver a hegemonia absoluta de um grupo restrito, porque não abrir portas para os que não venceram a eleição e permitir que eles tomem a dianteira também?". Concordo com você Campos. Todavia é preciso haver representantes por vias de ~organização~, como vimos na aula do SOE hoje, ele é um mediador, um auxiliador. O que vocês acham, que a nossa turma não é participativa o suficiente por causa da ação "hegemônica" de um ou outro representante? Agora a culpa é dos representantes? A própria turma é assim, abram os olhos.
    Campos, gostei bastante do valor de suas ideias, mas em si não são práticas.
    Passei todas as minhas férias [é sério] pensando em vários projetos com Júlia para AJUDAR a turma, não atrapalhar, como alguns pensam. Planejei divulgar depois da eleição, mas eu quero que você Campos, veja.
    Mais uma coisa, muitas pessoas sem opinião e sem me conhecer como pessoa ouviram de outras pessoas com os mesmos adjetivos que eu me auto-elegi. ISSO NÃO É VERDADE. A eleição é feita a partir do VOTO e tem o ideal de ser o SEU voto, não de outra pessoa.

    Luis Fhilipi C. Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que você não se elegeu, e minha crítica as duplas não é em relação a ser uma dupla, mas sim porque as ideias ficam muito restritas e fechadas. Minha ideia é só abrir um pouco mais para tantas pessoas que, por não terem ganho, acabam sem dar suas ideias. Minha ideia não foi criticar o representante, mas sim dizer pra essas pessoas que elas devem divulgar sim o que querem e que ela é aberta para isso. A culpa também não é dos representantes que decidem impor algo e blá blá blá, mas sim do sistema. Minha crítica não é as pessas, mas sim de como (não só na nossa, mas em todas) o sistema funciona. Os que menos têm culpa são os representantes, muito pelo contrário! Eles são os grandes heróis que se sacrificam por todos! Meu objetivo era mostrar que seria até melhor para os próprios se houvessesm mais pessoas auxiliando, não sobrecarregando a eles. Se a turma está do jeito que está é devido aos "não-políticos", digamos assim. Estou falando que se eles se envolverem mais, poderão melhorar a sala e fazer com que o desejo da maioria possa ser realizado. Por sinal, eu faço muito gosto que (se o meu projeto fosse aceito) você, Luís, fosse o representante dos conselhos e tal, pq sei que é responsável e inteligente mais do que suficiente! Só acho que na qustão cultural e esportiva, que tem que suar na organização das festas e etc, poderia ser algo mais aberto.

      -Campos o/

      Excluir
  2. Justamente por saber que a responsabilidade é grande, que proponho mais gente auxiliando, para que possa tirar o grande peso que s representantes carregam! C

    O/ Campos

    ResponderExcluir
  3. não, eu sei. me desculpe se fui rude, mas acho que isso já acontece. numa votação por exemplo, não é o representante que decide, é toda a turma. mas concordo totalmente que a turma não dá a devida atenção a algo que diz respeito a ela!
    Luis Borges

    ResponderExcluir
  4. Entendo os dois lados, particularmente prefiro da forma que está. Se "ninguém" se envolve de verdade com as questões culturais e etc, não acho q seja a forma que os representantes estejam dispostos que vai mudar esse abandono das questões da classe pelos alunos. Em relação aos representantes cultural e esportivo sou a favor, mas acho que ele exige muito mais iniciativa do que para o representante de classe geral, pois representante geral tem 'obrigações' e os demais não. Por exemplo: se um representante cultural não informar sobre a data de uma festa ngm q iria vai deixar de ir, afinal agt descobre, mas se o representante de classe não tiver nem aí para o conselho nós perdemos nossa voz. Portanto, acho que quem quiser ser representante cultural ou esportivo deve ter iniciativa para tentar atrair a turma para as questões do colégio, mesmo sabendo que é muito difícil, acho que seja possível.

    Heitor.

    ResponderExcluir
  5. É possível Heitor. esse ano Júlia e eu queríamos focar no Conselho de Classe e nos Festivais do CAp. Sobre os representantes culturais e esportivos encarem a "falta do que fazer" como um DESAFIO, não como um problema que deve ser obliterado, perdendo assim a chance de fazer algo realmente bom.
    Luis Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e Júlia continuariam com o mesmo papel que todos sempre tiveram antes de vocês. A assembleia se aplica aos culturais e esportivos, que em geral assumeme o poder de faixada, já que quase não há o que você. A assembleia, ao meu ver, traria mais ideias e gerarias mais envolvimentos das pessoas em relação aos festivais. A única coisa que muda ´na administração das duas menos ativas, não nos representantes de turma.

      -Campos o/

      -Campos o/

      Excluir
    2. Por sinal, quando critico o poder e as escolhas na mão dos representantes não é criticando a eles, mas sim o pouco envolvimento da nossa turma. -como já falei. Sobre as escolhas, não vejo muita coisa ser levada aos alunos, não. Por exemplo, o dinheiro que sobrou de sociologia. EU APROVEI COMPLETAMENTE O FIM QUE ELE FOI UTILIZADO, mas muita gente não concordou. Isso foi tomado sem a decisão de todos. Em alguns conselhos, pude observar que muitas vezes os representantes colocaram a decisão da turma como uma observação e sua opinião como uma grande e absoluta ideia geral, ou então, renegava outras ideias que foram postas apenas por uma outra pessoa, mas colocava alguma só dele. coisas deste tipo.

      Excluir
  6. além de campos ter faltado o ingles um dia algum cultural ou esportivo fez alguma couisa?

    ResponderExcluir
  7. é como dizer no brasil não se tem participação dos eleitores, coloquem todos no poder

    ResponderExcluir
  8. Não são todos no poder, mas os que têm interesse de fazer algo. A propósito, uma turma e um país são coisas completamente diferentes. Além disso, cultural tem que ir pra reuniões (tem umas 2 ou 3 no ano); Justamente por ter nada que em minha opinião, ou abole ou põe mais gente interessada pra poder fazer alguma coisa.

    PS. Conheço quando Danilo escreve alguma coisa há 1km de distância kkkk

    ResponderExcluir
  9. Além disso, eu só sugeri algo. Eu penso que seria melhor assim, mas se ninguém concorda ou se for constatado que todo mundo quer o outro, por mim tá tudo certo. Mudará em nada minha vida, só sugeri :P

    Relaxem!

    ResponderExcluir
  10. Tanto é Danilo que postou os comentários antes do meu, que o horário coincide com o horário em que eles postou no face de Natália sobre Corra Lola Corra!

    Coloca o nome próxima vez :D

    ResponderExcluir
  11. Não fui eu que comentei não, essa é a primeira vez que eu comento nesse post :S
    Danilo

    ResponderExcluir
  12. "é como dizer no brasil não se tem participação dos eleitores, coloquem todos no poder"
    Não sei quem postou esse comentário, mas a sugestão me parece sarcástica, sendo assim, acho que a ideia a ser passada é de que um representante basta. Essa pessoa se esqueceu que APENAS o presidente não vai conseguir comandar uma nação, por isso temos senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores. Cada um com sua obrigação. Não estou querendo debater se eles cumprem sua função ou só fazem roubar o dinheiro público, mas o que está em questão é a forma de organização. Não acredito que um representante, sozinho, vai conseguir fazer muito pela turma. Ele vai precisar de apoio, ideias, disponibilidade, etc. Por isso, sou a favor de eleger uma "comissão" de ajudadores, que participem tanto das questão particulares da sala, como das ações culturais e esportivas do colégio. É imprescindível que, mesmo aquelas pessoas que não estejam dentro dessa comissão, tenham maturidade suficiente para sentar, ouvir os representantes/ajudadores e debater sobre as variáveis em questão, sem gritaria, sem gente batendo no quadro e sem metade da sala entretida em conversas totalmente distintas do objetivo. Talvez alguns achem que é pedir demais e que minha ideia é muito utópica, mas pensem bem: cada um é responsável por seu próprio comportamento. Se você cooperar,o seu amigo do lado que quer conversar não terá com quem fazê-lo. Assim, teremos um sala muito mais harmoniosa. É bom lembrar que, desde que entramos no CAp vemos os alunos do ensino médio envolvidos com as coisas da escola, seja no grêmio, nos jogos internos, no festival de artes,tanto faz. Não sei se já caiu a ficha de alguns, mas agora NÓS também somos ensino médio, e eu não queria que a nossa turma passasse três anos sem mover uma palha pra ajudar o colégio, sem participar de nada. Se todos contribuírem, podemos ter um primeiro ano A muito mais ativo, afinal,uma andorinha só não faz verão.

    ResponderExcluir
  13. Pessoas, pra falar mal dos representantes antigos todos abrem a boca, mas é preciso lembrar que tivemos um monte de representantes culturais que não fizeram NADA pela sala. Basicamente o representante geral fazia tudo: mural, conselho, e demais. O esportivo cuidava dos jogos. Agora, que somos ensino médio, isso tem de mudar, como muito bem colocou Júlia. Mas isso se dará de forma real e organizada. Fazer uma "assembleia", com todos tendo responsabilidades iguais, não dá certo. O mais próximo que pode haver disso é um grupo com alguém liderando, senão vira bagunça, pois todos querem fazer à sua forma. Por experiência própria, acho até que o sistema de 2 representantes, sem vice, é complicado, já que haverá divergência entre os 2 e cada um irá desejar fazer à sua maneira.É preciso alguém para dizer: "não, isso não é adequado", ou "sim, isso é adequado". É assim que funciona: prefeitos, governadores, presidentes, todos tem um oficial e outro vice. Na sala não seria diferente. Se com 2 é complicado haver unanimidade, imagine com 4 ou 5 numa mesma função? Claro que poderia haver ajuda dos que se interessam, mas uma liderança é primordial, e mais, a liderança se dá de forma DEMOCRÁTICA, está na frente quem o povo quer, e não quem quer. É exercício de cidadania.

    Tarso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente pelos culturais fazerem nada que é mais justo uma assembleia. Muita gente tem ideia, mas deixa tudo na mão dos culturais. Todos querem fazer de sua forma? Por isso que precisam de muitos, para votarem e decidirem. E se quando todos acham adequado e só o líder não acha? le que vai tomar a voz por todos?

      Excluir
  14. Afinal, onde está o plano de organização de Luis e Júlia? Até agora, somente escuto: "Já fiz tudo, já fiz tudo". Mandem para o meu e-mail, se possível for.

    ResponderExcluir
  15. eu acho que "É preciso alguém para dizer: "não, isso não é adequado", ou "sim, isso é adequado" é meio que uma ditadura, não? Quem decide o que é bom ou ruim? eu sou a favor de uma votação, não de uma imposição

    ResponderExcluir
  16. Digníssimo Tarso,
    Concordo que é muito difícil tomar decisões entre 27 pessoas. Mas creio que isso não se aplique a apenas dois representantes. Já ouviu falar de acordo mútuo? Acho que não, porque você não o praticava. Também por experiência própria posso afirmar que nesses últimos anos os representantes não tiveram o papel que deveriam exercer, imaginem os vices. Eu tinha várias ideias no ano passado, mas apenas porque você era o representante, era "maior" que todos os outros, simplesmente não ouvia minhas opiniões e achava que podia fazer tudo só.
    Enfim, esse ano eu e Júlia propusemos o sistema de DOIS representantes cada porque 1. vamos exercer o acordo mútuo, 2. este acordo leva em consideração mais de UMA opinião e consequentemente será melhor para a turma.
    Quanto ao plano de organização, este será divulgado apenas após a eleição. Muitas propostas e projetos foram feitos no ano passado, não os compartilhei com a turma pelas razões acima. Enviei apenas a Campos por razões especiais.

    Luis Borges

    ResponderExcluir
  17. Não sou eu que sou especial, Los outros que são inferiores a mim, a Júlia e a PIB :)

    ResponderExcluir