sexta-feira, 12 de agosto de 2011

R.P.G.

Gente, já que vamos jogar RPG nas aulas de física, eu acho bom falar um pouco sobre esse jogo - muita gente não sabia. RPG também pode ser Reeducação Postural Global, mas isso não vem ao caso.

RPG é a abreviação de Role Playing Game que em tradução livre, significa Jogo de Interpretação de Papeis. “Consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde temos a interpretação de personagens ficcionais [ou não] controlados pelo seu respectivo jogador”.

Você deve estar se perguntando [ou não] onde fica o professor Ricardo nessa história. Pois é, ele vai fazer o papel do narrador – em linguagem geek, Non Player Character (NPC). O narrador serve para enriquecer a história e guiar os jogadores pelo cenário fictício, dando informações úteis ou não para que os jogadores cheguem aos seus objetivos.

Continuando... O narrador dá início ao jogo com introdução e ajuda a construir o personagem de cada jogador. Essa construção do personagem é feita quando estabelecemos as habilidades que eles têm – força, resistência, inteligência, etc. Depois que o objetivo é dado, o jogo começa. Os acontecimentos vão sendo narrados e por meio do narrador, os personagens fazem suas escolhas.

O dado é uma peça relativamente importante no jogo. Se um personagem deseja fazer certa ação (depois de checar que ele tem habilidade para aquilo) o mesmo joga os dados – dependendo do valor obtido, a ação é realizada ou não. De acordo com as ações dos personagens, o narrador é que diz se o nível de vitalidade aumentou ou baixou, se está cansado ou até mesmo morto.

Um aspecto que é bem legal nos jogos de RPG é que não há uma ganhador certo, já que todos devem se unir para cumprir o ~mesmo~ objetivo.

Algumas informações sobre o nosso RPG:
  1. Os personagens (Diogo Fernandes, Branca Dias, Pedro Álvares Madeira, Maria Rita e Antonio Luiz) viviam em Portugal mas foram para o Brasil, já que estavam sendo perseguidos pela Inquisição. Por intermédio do cunhado de Duarte Coelho, os cinco vêm para a capitania de Pernambuco para tomar posse de suas sesmarias (terras).
  2. Diogo Fernandes, Branca Dias e Pedro Álvares Madeira realmente existiram e foram personagens importantes na história pernambucana que eu nunca ouvi falar.
  3. Vitalidade (VT): 9
    Nível de Habilidade (NH): +1, +2, +3
    Habilidades: Natação, Escalada, Acalmar Animais e outro aí que eu não lembro.
    Habilidades individuais: Furtividade, Remédios, Comércio e Caça.
    Lembrando somente que os nossos encontros serão 3.
P.S. – fontes e mais informações: http://www.rpgonline.com.br/o_que_e_rpg.asp

Valeu pessoas !
Luis =[|]’

Nenhum comentário:

Postar um comentário