quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Debate: 18/08/11 - Português

Disciplina: Língua Portuguesa
9º  Ano do Ensino Fundamental – Turma A – Ano Letivo 2011
Profa. ------- ----


Tema para o primeiro debate: dia 18/08 (quinta)

Sexualidade
- Escolha / opção sexual
- Homofobia
- Casamento homossexual
- Adoção de crianças por homossexuais
- Relações em família: aceitação do filho gay


Estilo:
Debate livre (levantadas as questões sobre o tema, os participantes farão inscrições para falas, podendo o mediador dirigir questões para participantes não inscritos dada a necessidade pedagógica)


Atividade de casa:
Preparação para o debate:
- Pesquisar informações sobre a temática do debate (jornais, revistas, sites) (reportagens, notícias, leis ou projetos de lei, etc);
- Fazer leituras e registros no caderno sobre o tema, identificando as argumentações a favor ou contrárias aos subtemas da discussão (registrar fontes);
- Elaborar uma questão sobre cada subtema para fomentar  o embate entre os participantes.


Curiosidades da turma – outros temas citados:
Sexo na adolescência
Crimes sexuais
Religião
Volta aos tempos da música boa
O declínio do rock brasileiro
Cinema: filmes comerciais x filmes artísticos; cinema nacional
Bulling
Legalização da maconha
Toque de recolher
Xenofobia (sudeste x nordeste)
Copa 2014 / olimpíada 2016
Lei seca
Prisão para menores de 18 anos
Desmatamento
Divisão do Pará em 3 estados
Humanos e robôs
Óvnis
A culpa como fator que impede a evolução
Traficantes e prostituição
Toque de recolher (para menores)



Leitura complementar:

Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate

O que nos faz seres ímpares é, entre outros fatores, nossa autonomia em expressar sentimentos, em revelar nossa posição crítica frente à realidade a qual estamos inseridos, o poder de tomar decisões em relação às nossas escolhas e, sobretudo, o fato de expressarmos opiniões diante de um determinado assunto.

A todo  momento e nas mais variadas situações, estamos revelando sobre a maneira pela qual concebemos os fatos ligados ao nosso cotidiano. Tal fato revela não sermos alienados aos mesmos, já que possuímos opiniões e argumentos que nos são próprios.

Seja na família, numa roda de amigos, ou em outros contextos, parece inacreditável, mas involuntariamente, ou não, tentamos convencer o “outro” de que temos razão naquilo que ora proferimos. Diante deste embate, salienta-se para algumas divergências no que se refere às ideias, mas é justamente aí que reside a essência positiva frente a esses posicionamentos, a troca de experiências, fonte de crescimento pessoal.

Essa “argumentação” se dá de forma espontânea. Contudo, há aquelas em que prevalece um clima de formalidade, como é o caso dos chamados debates regrados ao público, os quais assistimos pelos meios de comunicação em massa. Os mesmos contam com a participação de um mediador que desempenha a função de organizar o tempo em relação às falas dos participantes, atribuindo o direito de réplica, entre outros.

O assunto geralmente é um tema de interesse coletivo com vistas a revelar sobre o posicionamento, sobre a ideologia de pessoas com certa influência na sociedade. Uma ocorrência típica desta modalidade é em campanhas eleitorais, mais precisamente às vésperas da eleição.

Diante disso, o importante é considerarmos que o debate nos permite expor livremente nossas ideias, como também exige estarmos aptos a respeitar as opiniões alheias. Independente do resultado, essa experiência é extremamente enriquecedora, pois debater significa modificar as pessoas e a nós mesmos. É, antes de tudo, um exercício de cidadania.
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
http://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/um-genero-textual-essencialmente-argumentativodebate.htm


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