segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DALE APLICAÇÃO \õ/


EDUCAÇÃO

Colégio de Aplicação e Equipe conquistam maiores notas do Estado no Enem

O resultado se refere ao ano passado e será disponibilizado para consulta pública a partir de desta segunda-feira (12) no site do Inep

Publicado em 12/09/2011, às 08h38

Margarida Azevedo

Os Colégios de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da rede pública, e Equipe, da rede particular, conquistaram, pelo sexto ano seguido, as maiores notas, no Estado, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Aplicação obteve a maior média, 707,26[ha! toma essa Equipe]. O Equipe ficou com 705,14. O resultado se refere ao ano passado e será disponibilizado para consulta pública a partir de desta segunda-feira (12), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.
A novidade é que desta vez o Inep dividiu as escolas em grupos, de acordo com o percentual de alunos que fizeram o exame. Como a adesão é voluntária, diretores de escolas questionavam a impossibilidade de comparar o desempenho de um colégio com outro quando havia grande diferença no número de estudantes participantes entre uma unidade e outra. Embora discorde da realização de rankings, o Inep decidiu separar as escolas em quatro grupos: o primeiro com os colégios que tiveram mais de 75% de participação dos alunos; o segundo com 50% a 75%; o terceiro entre 25% a 50% e o quarto com até 25% de participação.
O ranking elaborado pelo com as 10 melhores notas das escolas públicas e privadas em Pernambuco levou em conta apenas o desempenho do primeiro grupo, aquele com mais de 75% de participantes. Observou-se a média geral das unidades de ensino, que soma a nota da redação com a nota da parte objetiva (resultado nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática). No site do Inep (www.inep.gov.br) será possível consultar as notas separadas.
Dos 10 colégios da rede pública no Estado com as médias mais altas, três são federais: o Aplicação, o Colégio Militar do Recife (3º lugar) e o Agrícola Dom Agostinho Ikas, o Codai, (5º lugar), ligado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os três colégios de aplicação da Universidade de Pernambuco, em Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, também estão nesse grupo. Há ainda uma unidade municipal, o Centro de Excelência Dom João José da Mota e Albuquerque, de Afogados da Ingazeira, Sertão, e duas escolas estaduais de referência em ensino médio (de Serra Talhada e de Timba- úba).

2 comentários: