quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Debate Regrado

Regras para o Debate de Português, tema: aborto, dia 13:

   1º Momento - Exposição de ideias
Este momento é um momento para apresentar sua tese inicial sobre o tema. Apresente alguns argumentos iniciais e por favor, não rebata as ideias do outro grupo neste momento.
- 6 min. - Ataque
- 6 min. - Defesa

   2º Momento - Confronto de ideias
Neste momento vocês devem apresentar argumentos, mas o objetivo principal é rebater ou confrontar os argumentos dos outros grupos, por isso classifiquei tudo como "Réplica". Ou seja, esse é um dos momentos mais dinâmicos. Estejam preparados!
- 7 min. - Ataque (réplica ao 1º Momento)
- 7 min. - Defesa (réplica)
- 7 min. - Ataque (réplica)
- 7 min. - Defesa (réplica)

   3º Momento - Testemunhas
Calma! Algumas pessoas acharam que essas testemunhas vão ser pessoas que engravidaram ou sei lá o quê. Não! As Testemunhas vão ser pessoas escolhidas para responderem perguntas feitas pelo outro grupo. Este é um Momento preferencial para trazer dados estatísticos.
Outra coisa importante: As testemunhas não serão escolhidas pelo próprio grupo e sim pelo grupo oposto. Foi uma estratégia para que todos estudem bastante e cheguem sabendo do assunto. Eu sei que é inevitável que os grupos escolham pessoas que julgam ser mais burras (desculpem a expressão), mas essa é uma oportunidade de fazer todos participarem com opiniões próprias.
- 6 min. - Testemunha de Defesa (escolhida pela Acusação)
- 6 min. - Testemunha de Acusação (escolhida pela Defesa)
- 6 min. - Testemunha de Defesa (escolhida pela Acusação)
- 6 min. - Testemunha de Acusação (escolhida pela Defesa)

   4º Momento - Perguntas
Este é o momento que os Mediadores farão perguntas polêmicas. O único problema é que nós não sabemos se vocês já teriam discutido sobre essas perguntas, mas nós vamos fazer o possível. O objetivo é apenas que vocês respondam as perguntas, mas vocês podem apresentar mais argumentos ou rebater ideias anteriores, se sobrar tempo.
- 5 min. - Defesa
- 5 min. - Ataque

   5º Momento - Conclusão
Concluam bem dramaticamente. Esse Momento é o momento mais importante. É neste momento que vocês farão a síntese de todos os seus argumentos, utilizando-se de estratégias como a de destacar o lado negativo no outro grupo etc. Sejam confiantes.
- 5 min. - Defesa
- 5 min. - Ataque

Os Mediadores:
Luis e Sophia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário